quinta-feira, 7 de maio de 2009

A enchente em Parintins

Como na maioria dos municípios amazônicos, Parintins também está sofrendo com a enchente desse ano. As águas do majestoso Rio Amazonas avançaram sobre o norte da cidade. Os Lagos Macurany e Parananema e ainda a Lagoa da Francesa atingiram os moradores que vivem às suas margens, de forma nunca visto anteriormente pela população.

Famílias inteiras tiveram que abondonar seus lares em busca de abrigo em casas de parentes e amigos. Quem não tem para onde ir enfrenta a cheia construindo pontes sobre os pisos das casas, as chamadas "marombas".




O porto de Parintins foi tomado pelas águas do Rio Amazonas, sendo necessário improvisar uma ponte de madeira para que os pedestres pudessem se deslocar entre a terra firme e os barcos que atracam na balsa.







A Avenida Paraíba, no trecho entre o Bairro São Francisco e a Feira Zezito Assayag, foi tomada pelas águas, inviabilizando o intenso comércio existente nessa área além de difilcultar o trânsito de veículos e pedestres.






Das três vias que ligam o lado leste ao oeste da cidade a única com pista ainda seca é a Rodovia Odovaldo Novo e isso fez com que o tráfego de veículos e pedestres aumentasse consideravelmente nessa artéria. Mas a população está temerosa pois se a cheia continuar no ritmo que está a pista será facilmente encoberta pelas águas do Rio Amazonas e a situação ficará ainda mais grave.





As autoridades tentam amenizar o sofrimento das vítimas, mas a ajuda é muito tímida e nem todos são beneficiados com as ações. O Bispo Dom Giuliano é o Presidente de uma Comissão criada para ajudar no enfretamento desse grave problema. Além dele, fazem parte pessoas de outros segmentos, como o Prefeito Bi Garcia, a Primeira Dama Michele Valadares, entre outros.





Garantido e Caprichoso também uniram forças na campanha de ajuda às vítimas da cheia e conclamaram a população a participar de um grande evento que será realizado no Bumbódromo com a presença das duas agremiações. Tudo o que for arrecadado nesse evento e em outros que ainda virão será doado às vítimas.


Sem dúvida alguma a iniciativa da sociedade civil, além das movimentações de Garantido e Caprichoso são plausíveis. E fica o pedido aos parintinenses: vamos participar dos eventos e contribuir com os nossos irmaõs atingidos pela cheia.






6 comentários:

  1. POW MANO.....
    ESSA TUA IDEIA DE BLOGG É OTIMA!!!!!
    EU ESTAVA MESMO QUERENDO SABER SOBRE AS ÁGUAS INDESEJADAS DE NOSSA LINDA CIDADE...
    NOSSA!!! ELA ESTÁ MESMO NO FUNDO NÉ??!!!
    QUE SITUAÇÃO....
    AGORA É PEDIR AOS DEUSES QUE NÃO SUBA MAIS NÉ????!!!O QUE É IMPROVAVEL....RSRSRSRSRSR


    POW VALEU MESMO AI!!!!!!
    APROVADO!!!
    ABRASSOS!!!!

    ResponderExcluir
  2. visite lá!!!

    http://www.orkut.com/Scrapbook.aspx?mt=10

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Paulo pela iniciativa de postar essas fotos de nossa cidade. Ja habia procurado nos sites mais conhecidos e não encontrei nada, espero que continue atualizanddo pois é muito importante para quem está longe acompanhar o que está acontecendo em Parintins.

    ResponderExcluir
  4. Para nós filhos da terra que não moramos mais lá por vários motivos, não tinhamos idéia da amplitude da enchente. Estamos todos apreensivos e preocupados com as condições de vida da população.
    Ronaldo Marinho Farias
    Engenheiro Civil

    ResponderExcluir
  5. É chocante ver estas imagens. Morei em Parintins até os 17 anos.Mesmo não estando aí, posso entender muitíssimo bem o que representa esta situação.Oxalá que o Brasil possa, não só ver mas ajudar nossa ilha.
    AURÉLIO LIMA (EX-MORADOR DO SÃO JOSÉ)

    ResponderExcluir
  6. é uma tristeza muito grande ver esse povo tão alegre e festeiro passar por essa furia da natureza, mais tudo vai se realizar assim mesmo espero que corra tudo bem, que DEUS abençoe todos no festival.

    ResponderExcluir